quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Folclore



CULTURA

Dia 22 de agosto é
Dia do Folclore!
         Dia 22 de agosto é o Dia do Folclore. Assim como a crença que agosto é o mês do cachorro louco é parte de nosso folclore, todos esses monstrengos aí de cima também são. (Aliás, monstrengo é o que não falta em folclore!).
        Folclore é a cultura do popular e cada povo tem o seu — o Brasil tem o seu, a China tem o dela, a Austrália, o Japão... Tudo que aparece do povo sem ninguém saber de onde veio é folclore: as danças populares, as lendas, remédios, músicas... Porque nada no folclore tem autor — o autor é uma porção de gente, é o povo inteiro! Dá para imaginar quanta coisa não sai daí?
             Sai mesmo muita coisa, tanto que tem gente que só estuda o folclore. E no Brasil a coisa fica ainda mais rica, porque tem folclore de índio, de português e de africano misturado! E como nosso país é muito grande, é difícil achar dois lugares com o mesmo tipo de folclore: se tem uma mesma lenda em dois lugares, as duas versões não vão ser iguaizinhas. É como se fosse um telefone sem fio tamanho-família: uma lenda ou costume vai passando de boca em boca, e mudando... por isso dizem que "Quem conta um conto aumenta um ponto!"

1 comentários:

Chiquinhas Evart's disse...

Amei seu Cantinho!Parabéns!Sou professora e seu Blog é tudo que eu estava procurando.Bjocas
Ah!Da uma passadinha em meu bloguito tb.
http://chiquinhaeva.blogspot.com

Postar um comentário